BDMG Cultural reabre inscrições para o 20º Prêmio BDMG Instrumental

A premiação comemora 20 anos e recebe inscrições até o dia 28 de fevereiro. Instrumentistas de Minas Gerais podem se inscrever, exclusivamente, pelo site do BDMG Cultural

Até o dia 28 de fevereiro, o BDMG Cultural recebe inscrições para o 20º Prêmio BDMG Instrumental. O edital foi reaberto nesta terça-feira, 5 de janeiro, após ter inscrições suspensas em março de 2020 devido à evolução da pandemia da Covid-19. Instrumentistas de Minas Gerais podem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br

O Prêmio BDMG Instrumental é voltado para compositores, arranjadores e instrumentistas mineiros, ou residentes em Minas Gerais há mais de dois anos, valorizando a pesquisa musical e a produção musical em curso no estado. O edital de concorrência pública premia quatro instrumentistas com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows em Belo Horizonte, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e em São Paulo, no programa Instrumental Sesc Brasil, uma parceria com o Sesc SP. Ressalta-se que a realização das apresentações presenciais somente será possível de acordo com as normas sanitárias vigentes no período e poderão ser modificadas de acordo com a evolução da pandemia da Covid-19.

A premiação está comemorando 20 anos e consolida-se como um dos principais prêmios de fomento à música instrumental no Brasil. Uma das celebrações de duas décadas do prêmio foi a realização da Mostra BDMG Instrumental, série especial com 10 episódios e que está disponível no canal do Youtube do BDMG Cultural. Participaram da mostra os artistas Alexandre Andrés, Antônio Loureiro, Cléber Alves, Deangelo Silva, Guanduo, Luísa Mitre, Lucas Telles, Marcela Nunes, Rafael Martini e Thiago Delegado, instrumentistas que venceram o Prêmio BDMG Instrumental durante estes anos de realização. As conversas musicais foram mediadas pela jornalista e radialista Patrícia Palumbo.

Outra novidade importante para esta edição foi a criação do edital Colé, um laboratório coletivo de design. Realizado em 2019, o laboratório contou com uma comissão avaliadora que selecionou seis designers para discussão e construção de uma identidade visual para a edição comemorativa de duas décadas da premiação.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui