Equipamentos culturais do Estado no Circuito Liberdade suspendem atividades presenciais a partir de hoje

Seguindo os critérios estabelecidos pelo programa Minas Consciente, do Governo de Minas, todos os equipamentos públicos sob a gestão do Governo no Circuito Liberdade suspendem suas atividades presenciais a partir de hoje, dia 5 de janeiro. O objetivo é evitar a propagação da Covid 19. As programações virtuais continuam e não há previsão para reabertura dos espaços.

Encontram-se fechados para visitação o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o BDMG Cultural, o Cefart Liberdade, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, Museu dos Militares e o Palácio da Liberdade.

De acordo com os protocolos do Programa Minas Consciente, Belo Horizonte encontra-se na onda vermelha, na qual somente serviços essenciais devem funcionar. A superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Milena Pedrosa, destaca a importância de resguardar a saúde dos profissionais envolvidos, dos mineiros, mineiras e turistas nesse momento em que o país vive uma segunda onda da Covid 19. “Os espaços culturais do Circuito Liberdade seguem fechados para visitas presenciais, mas continuam com várias atividades online, como palestras, cursos, visitas guiadas e exposições”, ressalta.

Desde o início da pandemia do Coronavírus, todas as medidas de segurança sanitária têm sido adotadas para resguardar a saúde dos profissionais que continuam trabalhando para levar cultura e a arte à população, mesmo que de forma remota, pois a arte e a cultura tem se mostrado fundamentais nesse momento de isolamento social.

Os espaços culturais privados ou parceiros do Estado que fazem parte do Circuito Liberdade têm autonomia para funcionar. Estão abertos, entre outros, o CCBB e o Centro Cultural Minas Tênis Clube. Para ficar por dentro de todas as atividades do Circuito Liberdade, seja online ou presencial, acesse o site www.circuitoliberade.mg.gov.br e as redes sociais dos espaços culturais.

Museus do Estado seguem fechados

Além dos espaços culturais em Belo Horizonte, os museus do Estado sob gestão do Governo de Minas também seguem a mesma diretriz de manterem as atividades presenciais suspensas. Os museus Casa Alphonsus de Guimaraens (em Mariana) e Casa Guignard (em Ouro Preto) estão fechados desde 21 de dezembro de 2020 e o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) está fechado desde 24 de dezembro de 2020, em virtude das três cidades estarem na onda vermelha.