Comemoração ao patrimônio cultural marca as redes sociais do Iepha em agosto

A celebração contou com parceria da Rede Minas, APPA - Arte e Cultura e BH Airport. 

Em todo o período de agosto, em comemoração ao Mês do Patrimônio Cultural 2020, o Iepha-MG ofereceu diversas ações, dentre elas, a 1ª Rodada Virtual do Patrimônio Cultural, realizada no canal do Instituto no YouTube. Exibições especiais de filmes na Rede Minas, publicações, lives e homenagem ao nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional. 

 

Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Rede Minas, em parceria com a APPA — Arte e Cultura, o público pôde conferir uma programação repleta de informações sobre os bens culturais protegidos pelo Estado. 

 

No site do Iepha-MG, encontra-se o material completo das publicações dos Cadernos do Patrimônio Imaterial. Os leitores podem baixar gratuitamente todas as edições publicadas pela Instituição, como a “Folias de Minas”, “Comunidade dos Arturos”, “Festa de Nossa Senhora dos Homens Pretos de Chapada do Norte”, “As Violas de Minas” e “O modo de fazer o queijo artesanal da região do Serro em Minas Gerais”. Para abordar os temas por meio do audiovisual, a Rede Minas preparou durante as comemorações uma programação especial no programa “Faixa de Cinema”, que exibiu todos os documentários produzidos pelo Iepha-MG ao longo do mês de agosto. 

 

Celebrando a data comemorativa, o Iepha-MG em parceria com a Nitro Histórias Visuais, lançou — na semana em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia — a versão digital da terceira edição da Óculo - Revista do Patrimônio Cultural. Nesta edição, a revista retrata o tema “Fotografia e Patrimônio Cultural”, na qual convida o leitor para uma reflexão sobre os diferentes modos de interação entre a paisagem cultural, as vivências e os sentidos dos territórios de patrimônio, memória e documento.

 

Participaram também das atividades programadas das redes digitais para o Mês do Patrimônio Cultural 2020, os equipamentos que integram o Circuito Liberdade que contaram ao longo do mês um pouco mais sobre cada espaço cultural e a história da arquitetura dos prédios. 

 

Encerrando as comemorações, além de disponibilizar todos os documentários dos bens imateriais no nosso canal do YouTube, a diretora de Promoção do Iepha-MG, foi realizado primeiro encontro virtual com gestores municipais, para falar sobre o tema “Ações em tempo de pandemia e respectiva pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural”. Para quem perdeu o evento online, a rodada completa está gravada e disponível no YouTube do Iepha-MG. 

 

Agora, a celebração do mês do patrimônio cultural 2020 dão lugar para as comemorações do aniversário do Iepha-MG. Em setembro, o Instituto completa 49 anos de atuação nas políticas públicas de preservação do patrimônio cultural do Estado. Mais detalhes as atividades programadas em comemoração ao aniversário do Iepha em breve no site e nas redes sociais. 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui