Memorial Vale celebra dia dos namorados com música

Na semana em que é comemorado o Dia dos Namorados, em 12 de junho, o #MemorialValeEmCasa apresenta vídeo inédito do duo formado pelo guitarrista e compositor Samy Érick e a cantora Carolina Serdeira. No repertório, canções de amor, como “Por causa de você”, de Tom Jobim e Dolores Duran, e também autorais, escolhidas especialmente para a data. O Memorial Minas Gerais Vale integra o Circuito Liberdade.

A programação inclui também aula de bordado com temática da técnica feita por comunidades indígenas mexicanas e continuidade do espetáculo musical infantil, Cantos e Contos das Águas. Importante destacar que todos os vídeos ficam disponíveis pelo canal do Memorial Vale no Youtube e, para melhor localização, foram criadas playlists por temas. Todos os vídeos postados no período de isolamento social devido ao Covid-19 também podem ser encontrados para acesso mesmo depois de lançadas na web e estão na playlist Memorial Vale em casa”. O acesso pode ser feito também pelas redes sociais do Memorial Vale.

Detalhes da programação #MemorialValeEmCasa - 10 a 14 de junho de 2020

Nesta quarta-feira (10/06), às 11h, Isabella Brandão, professora de bordado, com mestrado sobre a prática do bordado em Belo Horizonte no século XX, dá continuidade à série “Bordado pelo mundo”, ensinando as características do Bordado Tenango, feito por comunidades indígenas mexicanas. No escopo da aula, ela conta o que é, o que temos no Brasil que se parece com este tipo de bordado, e ensina a fazer a técnica.

Na quinta-feira (11/06), às 11h, será postada mais uma atividade do “Educativo em Ação”, uma série de posts que revela um pouco das estratégias de mediação dos educadores do Memorial Minas Gerais Vale. Uma ação que busca ampliar e qualificar o acesso e a vivência museal.

Na sexta-feira (12/06), às 14h, será postada a 11a. foto legenda da exposição Tempo e Patrimônio, desenvolvida pelo Educativo do Memorial Vale. Essa exposição conta a história da edificação desde sua construção até os dias de hoje.

E na sexta, às 19h30, para comemorar o Dia dos Namorados, será exibido o vídeo inédito do pocket show dos músicos Samy Érick e Carolina Serdeira. No repertório estão as músicas Tarde de Inverno (Marcelo Corrêa e Dudu Costa), Juras (Rosa Passos e Fernando de Oliveira), Por Causa de Você (Tom Jobim e Dolores Duran), Romaria (Renato Teixeira) e a instrumental, Devaneio, de autoria de Samy Erick. Ele é um artista que se destaca na cena mineira por sua criatividade e sofisticação musical. Samy é também violonista, compositor e produtor musical, transita por diversos estilos da música brasileira e internacional. Em 2014, foi vencedor do Prêmio BDMG Instrumental. Em 2017, lançou o disco “Rebento”, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2018, pelo BDMG Cultural. A cantora Carolina Serdeira acaba de lançar seu terceiro disco, Menina dos Olhos, em parceria com o saxofonista Breno Mendonça. Um álbum que mistura composições próprias, canções de compositores da nova geração e marca o encontro da artista com grandes nomes da música brasileira. Com seu canto suave e delicado, é considerada uma das mais belas vozes de sua geração.

No domingo (14/06), às 10h, será exibido o segundo vídeo do espetáculo “Cantos e Contos das Águas”, com a Cia Pé-de-Moleque. A montagem foi adaptada para o formato digital, em três vídeos que estão sendo exibidos pelo Memorial Vale aos domingos, dias 07, 14 e 21 de junho. A peça teatral traz os quatro elementos da natureza, tendo a água como um dos símbolos mais representativos. Aqui, o universo das águas é cantado e contado através de lendas, contos, poemas e outros repertórios narrativos, que são permeados por canções tradicionais populares e jogos musicais. A Cia Pé de Moleque é formada pelos atores Isaac Luis e Juliana Daher. Realiza apresentações e oficinas em eventos direcionados ao público infantil, bem como formação de educadores e público em geral que lida com a infância. Já realizou apresentações em diferentes teatros e espaços culturais da cidade de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, além de outros países.

Todas as ações do Memorial Minas Gerais Vale ao longo do período de fechamento podem ser acompanhados nos canais do espaço na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.instagram.com/memorial.vale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui