Circuito Liberdade participa do MuseumWeek 2020

Conteúdos digitais serão oferecidos pelos equipamentos que aderiram ao festival.

Até domingo (17) os espaços culturais que integram o Circuito Liberdade participam do Museumweek. Em sua sétima edição, é a primeira vez que o festival internacional é dedicado às instituições nas redes sociais. O lema em português foi traduzido para “União - 7 dias, 7 temas, 7 hashtags”.

Mesmo diante de uma crise de saúde sem precedentes que abateu sobre a humanidade, os organizadores decidiram manter a data do evento, ajustando o foco das hashtags para que elas incorporassem a realidade da atual conjuntura e que todos se sintam plenamente conectados.

A segunda-feira (11/5) foi dedicada aos profissionais que atuam na linha de frente da luta contra o coronavírus e, para homenagem, foi usada a hashtag #HeroesMW. Terça-feira (12/5), é dia da hashtag #CultureInQuarantineMW, que estimula as pessoas em confinamento a recriarem obras de arte a partir de referências de sua própria casa. Na quarta-feira (13/5), o tema principal será um tributo à união, solidariedade e aos esforços conjuntos através da #TogetherMW. Para relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado na quinta-feira (14/5), com #MuseumMomentsMW. Na sexta-feira (15/5) será dedicada às mudanças climáticas com #ClimateMW e, no sábado (16/5), será utilizada a hashtag #TechnologyMW, dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar as barreiras nesse momento difícil. No domingo (17/5), um dia dedicado a #DreamsMW, que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de um futuro melhor.

O festival conta ainda com o apoio da UNESCO e também da Europa Nostra. Em 2015, a Conferência Geral da UNESCO emitiu uma “Recomendação” voltada à proteção e à promoção dos museus e das coleções, enfatizando especialmente a sua diversidade e o seu papel na sociedade. Para a UNESCO, “os museus são essenciais e inestimáveis na promoção do patrimônio, da diversidade e do diálogo intercultural”. Neste ano, as hashtags serão usadas também em português.

Confira como serão utilizadas as hashtags do MuseumWeek 2020 em português:

11 de maio: #HeroisMW

12 de maio: #CulturanaQuarentenaMW

13 de maio: #JuntosMW

14 de maio: #MomentosMuseuMW

15 de maio: #ClimaMW

16 de maio: #TecnologiaMW

17 de maio: #SonhosMW

Acompanhe no instagram e facebook do Circuito Liberdade, a participação dos equipamentos no MuseumWeek.

Fonte: museum-week.org