Circuito Liberdade participa do MuseumWeek 2020

Conteúdos digitais serão oferecidos pelos equipamentos que aderiram ao festival.

Até domingo (17) os espaços culturais que integram o Circuito Liberdade participam do Museumweek. Em sua sétima edição, é a primeira vez que o festival internacional é dedicado às instituições nas redes sociais. O lema em português foi traduzido para “União - 7 dias, 7 temas, 7 hashtags”.

Mesmo diante de uma crise de saúde sem precedentes que abateu sobre a humanidade, os organizadores decidiram manter a data do evento, ajustando o foco das hashtags para que elas incorporassem a realidade da atual conjuntura e que todos se sintam plenamente conectados.

A segunda-feira (11/5) foi dedicada aos profissionais que atuam na linha de frente da luta contra o coronavírus e, para homenagem, foi usada a hashtag #HeroesMW. Terça-feira (12/5), é dia da hashtag #CultureInQuarantineMW, que estimula as pessoas em confinamento a recriarem obras de arte a partir de referências de sua própria casa. Na quarta-feira (13/5), o tema principal será um tributo à união, solidariedade e aos esforços conjuntos através da #TogetherMW. Para relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado na quinta-feira (14/5), com #MuseumMomentsMW. Na sexta-feira (15/5) será dedicada às mudanças climáticas com #ClimateMW e, no sábado (16/5), será utilizada a hashtag #TechnologyMW, dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar as barreiras nesse momento difícil. No domingo (17/5), um dia dedicado a #DreamsMW, que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de um futuro melhor.

O festival conta ainda com o apoio da UNESCO e também da Europa Nostra. Em 2015, a Conferência Geral da UNESCO emitiu uma “Recomendação” voltada à proteção e à promoção dos museus e das coleções, enfatizando especialmente a sua diversidade e o seu papel na sociedade. Para a UNESCO, “os museus são essenciais e inestimáveis na promoção do patrimônio, da diversidade e do diálogo intercultural”. Neste ano, as hashtags serão usadas também em português.

Confira como serão utilizadas as hashtags do MuseumWeek 2020 em português:

11 de maio: #HeroisMW

12 de maio: #CulturanaQuarentenaMW

13 de maio: #JuntosMW

14 de maio: #MomentosMuseuMW

15 de maio: #ClimaMW

16 de maio: #TecnologiaMW

17 de maio: #SonhosMW

Acompanhe no instagram e facebook do Circuito Liberdade, a participação dos equipamentos no MuseumWeek.

Fonte: museum-week.org 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui