Espaços culturais do Circuito Liberdade oferecem ampla programação em junho

Diversas atividades são oferecidas gratuitamente ao público todos os dias da semana.

O mês de junho chegou e traz uma agenda repleta de atrações para os espaços culturais que integram o Circuito Liberdade. As atividades serão gratuitas e contam com apresentações teatrais, conversas participativas, orquestras, minicursos, músicas, oficinas, exposições literárias, fotográficas e até mesmo a nossa famosa e esperada quadrilha junina.

Tem programação para todas as idades. A criançada pode curtir até o dia 16 de junho, o espetáculo Mergulho, história de dois personagens que vivem em universos distintos, onde a participação da plateia é essencial para o encontro de ambos. Quintas e sextas, 15h, sábado e domingo, das 11h às 16h, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. Ingressos R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Ainda no CCBB BH, a mostra “DreamWorks Animation” oferece aos visitantes um acesso inédito ao acervo da DreamWorks. O último dia para ver a exposição é dia 29 de junho. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis em eventim.com.br. Essas e outras atividades estão disponíveis em https://bit.ly/2a20uDJ.

O Memorial Minas Gerais Vale traz “O Brasil que Merece o Brasil”, apresentado por Walter Firmo, que contém 93 fotos que foram realizadas entre a década de 1960 e o ano de 2017, revelando uma percepção da cultura popular de diferentes regiões do país. A exposição pode ser vista às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, e domingo de 10h as 15h30. A entrada é gratuita e a classificação livre. Olhos do Papagaio, que aborda as situações e experiências cotidianas de jovens que moram em uma das maiores e mais antigas favelas da cidade de Belo Horizonte, chega em junho e vai até o fim do mês de outubro. Terça, quarta, sexta e sábado de 10h as 17h30, quinta de 10h as 21h30 e domingo de 10h as 15h30. A classificação é livre e a entrada gratuita. Outras atividades do espaço podem ser acessadas em https://bit.ly/2XpxsCx.

Em alusão ao aniversário de Independência de Moçambique, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 20 de junho, às 19h30 a realização de uma homenagem, feita pelo Instituto Cultural Casarão das Artes. Nessa ocasião, o Instituto lançará a 12ª edição da Revista Canjerê, que é publicada pela instituição desde 2015. O evento será permeado por músicas moçambicanas, relatos históricos sobre o país e vídeos, que destacarão a riqueza da cultura moçambicana. Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço. Confira a programação completa do museu em https://bit.ly/2FdrRWc.

Ilustrado pro Carlos Avelino e Bruno Costa, o clássico do escritor Italiano Luigi Pirandello, Os Gigantes da Montanha se transforma em História em Quadrinhos e se torna tema da próxima exposição na Casa Fiat de Cultura, no dia 4 de junho, às 19h, com entrada gratuita. O Grupo Galpão apresentará o percurso de criação da HQ, publicada pela editora Nemo, do Grupo Autêntica, com direção de Gabriel Villela, estreada em 2013 e que ainda faz parte do repertório de apresentações do grupo. Outras atividades na Casa Fiat de Cultura estão disponíveis em https://bit.ly/1xS6LEb.

Confira a programação completa dos espaços culturais do Circuito Liberdade clicando aqui.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui