BDMG Cultural recebe exposição e performance do artista Alisson Damasceno

O jovem artista mineiro trabalha com a consciência estética como instrumento emancipador da escola como residência artística

No dia 30 de maio, às 19h, o artista Alisson Damasceno realiza performance e bate-papo sobre a exposição “DizOrdem”, na Galeria de Arte BDMG Cultural. Na ocasião, também será lançado um catálogo da mostra, em que o artista se apropria de várias linguagens artísticas e intervenções apresentando um panorama do universo da educação.

Nascida de experiências vivenciadas na rede pública de ensino de Belo Horizonte, onde Alisson atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a mostra é parte de uma pesquisa relacionada às questões sobre o papel do professor de arte enquanto artista, professor e pesquisador. Por esse motivo, na exposição é possível ver instalações e esculturas produzidas com restos de mobiliário escolar.

Na performance do dia 30 de maio, Alisson chama a atenção para a necessidade do corpo estar em movimento dentro da escola. “É o saber da experiência, do fazer. Isso precisa ser discutido e ter mais atenção. A performance toca nesse lugar da presença, do nosso corpo, esse corpo que fala”, explica o artista.

Habilitado em pintura pela Escola Guignard, Alisson Damasceno traz ao público questionamentos sobre a consciência estética em um manifesto disponibilizado para os visitantes da exposição. Nele, o artista reflete sobre os processos criativos dentro da escola, concebidos por meio do seu potencial transformador e apresentando-se como possibilidade de serem prolongados por experiências participativas. É a arte gerando conhecimento.

De acordo com o artista, DizOrdem sugere que onde há ordem excessiva, não há espaço para singularidades. Ao mesmo tempo, alguma noção ordenada é necessária para que processos cognitivos sejam possíveis. “Apresento o ambiente escolar ordenado e desordenado, ultrapassado e em constante renovação, esquecido, mas sempre em foco de discussões como a peça central deste jogo provocativo”, afirma.

Serviço
DizOrdem – Alisson Damasceno
Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes
Lançamento do catálogo + performance + bate-papo – dia 30 de maio às 19h
Visitação: 11 de maio a 16 de junho de 2019
Diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h
Às quintas-feiras, de 10h às 21h
Classificação livre
Acesso gratuito
Mais informações: 31 3219-8691
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui