Espaço do Conhecimento UFMG oferece programação especial de férias

Para quem vai curtir as férias em Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou um cardápio de atrações variadas para toda a família. As atividades acontecem de 02 de janeiro a 03 de fevereiro e incluem a exibição de filmes e projeções no Planetário, oficinas, contações de histórias e muitas brincadeiras.

A programação é gratuita, mas o público deve retirar uma senha na recepção. Somente a entrada no Planetário é paga. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Desvendando o céu

A astronomia já descobriu muito sobre o Universo, que permanece fascinante aos olhos humanos. Na programação especial de férias, o Espaço vai desvendar muitos mistérios em atividades lúdicas e interativas. A diversão começa com o Teatro dos Planetas no dia 05 de janeiro, às 14h. Na oficina, os visitantes encenam os movimentos de planetas e outros astros com o próprio corpo. Tudo isso acontece sobre um tapete astronômico que representa o Sistema Solar. A atividade é indicada para pessoas a partir de 06 anos.

Já nos dias 08 e 10 de janeiro, às 15h, e no dia 26, às 16h, a criançada desvenda mistérios e conhece outras formas de vida em Pás, lupas e telescópios: para onde vamos?. Os pequenos vão andar pelas exposições do museu em busca de vestígios de vida em um planeta desconhecido. Para isso, terão que usar técnicas da arqueologia e astronomia. Ao final, será apresentado o nome do planeta, seu povo e sua cultura. A atividade tem classificação livre.

E o passeio por outras culturas continua em Estrelas e Faraós, que leva os visitantes ao Egito Antigo, onde a relação dos seres humanos com a astronomia era muito forte. A contação de histórias está marcada para 09 e 11 de janeiro, às 15h, e também tem classificação livre.

No dia 12, às 14h, a oficina do Espectroscópio convida o público a construir uma ferramenta que permite observar o espectro emitido por fontes luminosas. Durante a atividade, os mediadores explicam os princípios básicos da luz e explicam como o instrumento é importante nas pesquisas da astrofísica. Podem participar pessoas a partir de 10 anos.

As descobertas seguem em Mensagens para um extraterrestre, que ocorre nos dias 15 e 17 de janeiro, às 15h. A oficina propõe que as crianças sigam o exemplo da sonda espacial Voyager e escrevam uma mensagem para uma civilização extraterrestre. Já em Gincana Astronômica, no dia 19, às 14h, os pequenos vão testar os conhecimentos sobre o Universo com um twister de perguntas sobre os planetas, um jogo de adivinhação sobre objetos astronômicos, um quiz sobre a Lua e uma caça às palavras pelo museu. As duas atividades são indicadas para quem tem 05 anos ou mais.

No dia 26, às 14h, o público cria as próprias constelações em Coleção de Estrelas. E para fechar a programação da Astronomia com muita diversão o jogo Quem tem medo de escuro? convida os participantes a entrarem em um tabuleiro gigante em que assumem o papel das peças. O objetivo é mostrar o impacto da poluição luminosa, que reduz a visibilidade de estrelas no céu. A brincadeira ocorre nos dias 29 e 31 de janeiro, às 15h, e no dia 02 de fevereiro, às 14h. As duas oficinas têm classificação de a partir de 06 anos

Brincando e aprendendo

Qual a melhor forma de aprender? O Espaço sabe que é brincando e está cheio de jogos na programação de férias. Nos dias 02 e 04 de janeiro, às 15h, as crianças terão que desvendar os escritos de pergaminhos em Paleografia das Cosmogonias. Depois que descobrir os trechos, os participantes vão juntar todos os pergaminhos e ler a história completa. A classificação indicativa é de 07 anos.

Já em Chaturanga: do Elefante ao Bispo, o público vai entender como surgiu o xadrez. O jogo de tabuleiro será ensinado aos visitantes, que também entenderão o contexto do seu surgimento. A atividade ocorre no dia 05, às 18h15, e no dia 13, às 15h. Podem participar pessoas a partir de 10 anos.

O incentivo ao uso da imaginação continua em Das Cavernas aos Muros, na qual os participantes vão refletir sobre as diversas manifestações simbólicas encontradas pelos muros das cidades. Ao final, haverá uma experimentação com formas de letras e desenhos que se transformam e se diversificam. O percurso acontece no dia 18, às 15h, e é livre para todas as idades.

E se os pais acham que só o semideus Hércules foi capaz de realizar as tarefas impostas por Zeus, como relata a mitologia grega, as crianças vão provar o contrário. Na atividade As 12 tarefas de Hércules, os pequenos seguirão pistas para completar os trabalhos. A brincadeira ocorre nos dias 23 e 25, às 15h, e é livre.

A procura por pistas segue em Caça aos Vestígios pelo Museu. Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, os participantes vão encontrar fósseis, minerais, papiros, sementes, mapas antigos e diversos outros objetos. Em seguida, terão que investigar, catalogar e fotografar o material. A atividade tem classificação livre e está marcada para 27 de janeiro, às 15h.

Nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h, as Brincadeiras Indígenas invadem o Espaço. A fim de tornar esses povos mais próximos da nossa realidade, a atividade reproduz jogos que têm origem nas aldeias, como a peteca e a pintura com urucum. Podem participar crianças acima de 05 anos.

Para a diversão deixar saudades, Experimentando! Química e o experimento de Miller tem como cenário a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista Stanley Miller. Depois de conhecer o trabalho desse importante pesquisador, os participantes farão seus próprios experimentos de química! A oficina é voltada para crianças de até 10 anos e acontece no dia 03, às 15h.

Senta que lá vem a história!

Férias combinam muito com ouvir e contar histórias! Sabendo disso, o Espaço preparou uma programação para as crianças se aventurarem pelas mais variadas narrativas. No dia 03 de janeiro, às 15h, Diversidade na História aborda a vida e os feitos de algumas personalidades LGBT, refletindo sobre a concepção do amor e como essas pessoas eram vistas em suas épocas.

No dia 05, às 16h, Histórias das Aldeias retoma narrativas da tradição oral de comunidades indígenas, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu, e dos Apinajé, que creem na Mulher Estrela.Mulheres Incríveis revela a biografia de grandes figuras femininas, como a física brasileira Sônia Guimarães e a jogadora de futebol Marta. A atividade ocorre nos dias 06, às 15h, e no dia 12, às 18h15.

Em Histórias da África de A a Z, no dia 12 de janeiro, às 16h, as crianças são apresentadas a países africanos, com ênfase nas culturas akan, banto, ioruba e zulu. No dia 16, às 15h, Cosmogonia Grega e outras histórias revela como os antigos gregos viam a origem do mundo e da humanidade. A cultura escandinava ganha destaque em Cosmogonia Nórdica, que acontece no dia 19, às 18h15. Todas essas atividades têm classificação livre.

No dia 26 de janeiro, às 18h15, o Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia debate o livro O Mundo de Aisha, uma reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti. Para participar, é preciso enviar um e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. A classificação etária é de 12 anos.

Da natureza ao patrimônio

Muitas riquezas devem ser preservadas pela humanidade. Algumas são importantes para a nossa sobrevivência no mundo. Outras mantêm vivas nossa memória enquanto sociedade. No dia 19 de janeiro, às 16h, e no dia 20, às 15h, o público vai conhecer as Histórias que correm com as águas. Indicado para maiores de 06 anos, o percurso aborda a relação da água com o surgimento da vida, enfatizando a necessidade do descarte e consumo conscientes.

Já nos dias 22 e 24 de janeiro, às 15h, Quem sou eu? O patrimônio é você! leva as crianças a um passeio pela Praça da Liberdade, onde seus elementos serão observados, como o Edifício Niemeyer, o Palácio da Liberdade e os jardins da praça. Em seguida, os pequenos vão assumir o papel desses monumentos, aprendendo a importância do patrimônio. A atividade tem classificação livre.


Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobrás.

Serviço:

Programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 02 de janeiro a 03 de fevereiro

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Diversidade na História

Quando: 03 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Paleografia das Cosmogonias

Quando: 02 e 04 de janeiro, às 15h

Classificação: a partir de 07 anos

Entrada: gratuita

Teatro dos Planetas

Quando: 05 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 06 anos

Entrada: gratuita

Histórias das Aldeias

Quando: 05 de janeiro, às 16h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Chaturanga: do Elefante ao Bispo

Quando: 05 de janeiro, às 18h15; 13 de janeiro, às 15h

Classificação: a partir de 10 anos

Entrada: gratuita

Mulheres Incríveis

Quando: 06 de janeiro, às 15h; 12 de janeiro, às 18h15

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Pás, lupas e telescópios: para onde vamos?

Quando: 08 e 10 de janeiro, às 15h; 26 de janeiro, às 16h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Estrelas e Faraós

Quando: 09 e 11 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Espectroscópio

Quando: 12 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 10 anos

Entrada: gratuita

Histórias da África de A a Z

Quando: 12 de janeiro, às 16h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Mensagens para um extraterrestre

Quando: 15 e 17 de janeiro, às 15h

Classificação: a partir de 05 anos

Entrada: gratuita

Cosmogonia Grega e outras histórias

Quando: 16 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Das Cavernas aos Muros

Quando: 18 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Gincana Astronômica

Quando: 19 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 05 anos

Entrada: gratuita

Histórias que correm com as águas

Quando: 19 de janeiro, às 16h; 20 de janeiro, às 15h

Classificação: a partir de 06 anos

Entrada: gratuita

Cosmogonia Nórdica

Quando: 19 de janeiro, às 18h15

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Quem sou eu? O patrimônio é você!

Quando: 22 e 24 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

As 12 tarefas de Hércules

Quando: 23 e 25 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Coleção de Estrelas

Quando: 26 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 06 anos

Entrada: gratuita

Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia

Quando: 26 de janeiro, às 18h15

Classificação: 12 anos

Entrada: gratuita

Caça aos Vestígios pelo Museu

Quando: 27 de janeiro, às 15h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Quem tem medo de escuro?

Quando: 29 e 31 de janeiro, às 15h; 02 de fevereiro, às 14h

Classificação: a partir de 06 anos

Entrada: gratuita

Brincadeiras Indígenas

Quando: 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h

Classificação: a partir de 05 anos

Entrada: gratuita

Experimentando! Química e o experimento de Miller

Quando: 03 de fevereiro, às 15h

Classificação: até 10 anos

Entrada: gratuita



0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui