Espaço do Conhecimento UFMG desvenda o Universo em junho com programação especial


O Planetário tem observação noturna aos sábados e também, observação solar aos domingos, para visitantes de todas as idades

Neste mês de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG vai desbravar o Universo com os visitantes, em uma programação superdivertida e que vai provar que o saber científico não é tão complicado assim. São oficinas, contação de histórias e exibição de documentário. A proposta é demosntrar que a astronomia pode ser bem didática e revelar o que existe além do céu azul. Todos os dias, o Planetário leva o público de todas as idades a uma viagem pelo cosmos, em sessões que permitem uma experiência imersiva e contemplativa pelo espaço sideral. 

Aos sábados, no Terraço Astronômico, a Observação Noturna permite que crianças e adultos vejam de perto os detalhes daqueles pequenos pontinhos brilhantes no céu. Das 19h às 21h, é possível ver a Lua, planetas e aglomerados de estrelas com a ajuda de dois telescópios. A partir das 17h30, 120 senhas são distribuídas gratuitamente. 

No domingo de manhã tem Observação do Sol, das 11h às 13h, por meio de um telescópio especial, que permite que o público olhe para o Astro-Rei sem danificar a visão. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. 

Oficina de astronomia

Todos os sábados, às 14h, o museu realiza oficinas que mostram como aprender astronomia pode ser divertido. No dia 09 de junho, o passeio é pelo Sistema Solar. Na atividade Teatro dos Planetas, os visitantes encenam Júpiter, Saturno e outros corpos celestes que podem ser vistos a partir da Terra. Com o próprio corpo, eles simulam os movimentos e as posições dos planetas. 

Na semana seguinte, as descobertas continuam na oficina Relógio de Sol. O objeto é montado e testado no Terraço Astronômico, onde o público aprende a ler as horas a partir da sombra projetada pela nossa estrela. No dia 23, o Jogo do Sistema Solar testa os conhecimentos dos visitantes sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Astro-rei. Cartas estimulam a observação e a lógica. 

E no último sábado do mês, a oficina Brincando de Ser Cientista incentiva os participantes a decifrarem um enigma: o que há dentro da caixa? Na experiência, eles percebem como os pesquisadores desvendam mistérios a partir da intuição. 

Serviço:

Observação Noturna
Quando: todos os sábados, às 19h
Classificação: livre


Observação do Sol
Quando: todos os domingos, às 11h
Classificação: livre


Teatro dos Planetas
Quando: 09 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos


Relógio de Sol
Quando: 16 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Jogo do Sistema Solar
Quando: 23 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Brincando de Ser Cientista
Quando: 30 de junho, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Planetário: ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui